Como colocar carros no GTA

O GTA é um jogo que pode ter seus itens modificados pelo usuário. Alguns dos itens que podem ser modificados são: roupas, carros, rostos e corpos dos personagens, mapas e veículos em geral. Estas modificação são feitas a partir da alteração dos arquivos com extensão .img, encontrados nos diretórios de instalação de cada versão do GTA. Tanto no GTA San Andreas quanto no GTA IV este é o processo de instalação de mods.

Colocar ou instalar um carro no GTA é exatamente o mesmo que adicionar um mod, pois os veículos são apenas uma categoria específica de mods, geralmente distribuídos sob a forma de 2 arquivos. No caso do carros para GTA San Andreas, são 2 arquivos com extensão .txd e outro com extensão .dff. No GTA IV os carros vem com extensões .wft e .wtd. No caso aqui do site Carros GTA, estes arquivos são compactados em formato .zip para facilitar o download e a organização dos mesmos em seu computador. É bom inclusive escolher um diretório onde você vai irá salvar cada carro baixado para não misturar os arquivos e correr o risco de bagunçar seu GTA.

Cada um dos GTA tem uma tecnologia para armazenar os arquivos do jogo e portanto os programas usados para instalar os carros em cada versão do GTA são diferentes. No GTA San Andreas é usado o SAMI – San Andreas Mod Installer, que traduzindo é “Instalador de mods no GTA San Andreas”.

SAMI GTA

SAMI - Usado para colocar carros no GTA

No GTA IV uma dos programas utilizados para instalar os carros é o Spark IV, que permite a escolha e alteração de qualquer arquivo .img no diretório. Usando o Spark IV você inclui os arquivos com extensão .wft e .wtd no lugar de algum carro original do GTA IV. Com isso o carro instalado irá aparecer em todos os lugares onde o carro original apareceria. No GTA San Andreas é mais ou menos a mesma coisa, com a diferença de que o SAMI é um pouco mais direto e permite você escolher diretamente o carro que deseja trocar pelo mod que tiver baixado.

Logo criarei um tutorial bem mais detalhado de como instalar carros no GTA IV e GTA San Andreas. Por enquanto, para aprender a instalar, acesse os links abaixo:

 

Observe que estes links não servem para colocar carros brasileiros no GTA PS2 ou mesmo mods. Dá pra colocar carros no GTA PS2 sim, ao contrário do que muitos dizem, mas o processo é no mínimo muito chato e demorado, sem contar que é necessário testar cada mod para saber se ele é compatível. O problema é que um mod pode funcionar em um teste e causar erro em uma parte do jogo bem mais pra frente que não foi testada e aí será difícil descobrir a causa do erro. Portanto se é para ter um GTA travando toda hora no PS2, é melhor continuar com os carros originais do jogo mesmo.

Quanto à colocar carros nacionais no GTA IV para PS3 ainda não vi ninguém fazer mas acredito que não seja permitido fazer tais alterações na mídia original do jogo e distribuir tais arquivos. É melhor esperar e mesmo torcer para que GTA V tenha uma maneira oficial e uma ferramenta da própria Rockstar para permitir a inclusão de mods e carros. Seria bem legal, não seria?